Plenário aprova requerimentos e expõe balanço financeiro trimestral

Assessoria

Outros três requerimentos foram aprovados pelo Plenário da Câmara Municipal, ontem (12). De início, o Req 017/2021, aprovado de forma unânime, propõe a inclusão de membros do Conselho Tutelar, farmacêuticos e demais funcionários das farmácias, no grupo prioritário de vacinação contra à Covid-19. A proposta foi levada ao Plenário pelos vereadores Paulo Pacheco, Paulo Sérgio de Pádua e Walter Rosa, ambos do (PSB), bem como Jair Filho (PP).

Posteriormente, o Req 018/2021, endossado pelos vereadores Diego Fávero (DEM), Mauri Wierrbicki (MDB), Eunice Dalto (MDB), Gean Rubens (MDB) e Mirta Duarte (MDB), visa fornecer as escolas Dona Amélia Garcia Cunha e Flores do Cerrado, salas informatizadas com computadores, projetores multimídia, microfones, caixas de som e internet via cabo. Caso o requerimento seja sancionado pelo executivo, todas as salas das escolas municipais do município contarão com os equipamentos. De acordo com os propositores, a aquisição dos equipamentos possibilitará maior relevância para o aprendizado, melhorando aspectos como interação, dinâmica de aula e desempenho do corpo docente dos respectivos centros. Aprovado unanimemente.

Por fim, o Req 019/2021, aprovado pela totalidade de votos, proposto por Rosa, tem o intuito de iluminar a visa pública que liga o bairro Sol Nascente à via que liga a GO-050 na altura das casas da orca, em razão da pouca luminosidade no setor, fator que ameaça a segurança comunitária.

Por sua vez, o Projeto de Lei 026/2021, que foi somente apresentado em Plenário e seguirá para a votação nas sessões seguintes, solicita que o município realize a compra de um imóvel com jazida de minério para extração de cascalho, material que será destinado para a pavimentação e reparos de ruas e estradas céu-chapadenses. Segundo a Prefeitura, é pública e notória a necessidade do município em efetuar manutenções periódicas das vias municipais.

Retorno de propostas e economia aos cofres públicos

Alguns requerimentos já aprovados em Plenário foram sancionados pelo executivo e contam com reparos em andamento. Sobre o Req 005/2021, a Rua Ingá Leste já recebe iluminação de led, alteração que visa a segurança dos munícipes, além de otimizar a iluminação pública.

O Req 007/2021 que versa sobre a desafetação de áreas públicas para a construção de casas populares, está em curso, uma vez que os vereadores Mauri Wierrbicki, Eunice Dalto, Mirta Duarte e Diego Fávero, reuniram-se com o Deputado José Mário Schreiner (DEM) e trouxeram à Chapadão, cerca de 30 casas populares. Desse modo, o executivo é responsável por desafetar áreas públicas e dar seguimento às construções.

Ponto importante a ser exposto, é o fato de que o em um trimestre de trabalho, a atual gestão retornou aos cofres públicos cerca de 675 mil reais. De acordo com o presidente da Câmara, Gean Rubens (MDB), o trabalho da gestão “visa enxugar gastos, mas mantem a qualidade de trabalho, valorizando as atividades dos profissionais em seus respectivos cargos”.

Fotos// Alison Silva

Abaixo, algumas fotos da Sessão Ordinária de ontem!