Câmara recebe palestra sobre Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em parceria com a Usina Cerradinho Bio – Projeto Maíz, o CREAS de Chapadão do Céu realizou no Anfiteatro da Câmara Municipal, uma palestra direcionada aos alunos da Escola Flores Cerrado.

Organizada pela equipe do CREAS: Éverton Rodrigo Pinheiro, Danubia Melo, Karla Ribeiro e Lidiany Fazion, a palestra com o tema  “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, teve como palestrante – Katiusce Nogueira ( CREAS de Chapadão do Sul).

Segundo dados apresentados durante a palestra, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil ocorrem por ano cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Contudo, menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências.

A ocorrência de tais atos prejudica o desenvolvimento da criança ou adolescente em seus aspectos psicológicos, emocionais e à sua integridade. Entre eles podemos citar transtornos de personalidade, depressão ou ansiedade, estresse pós-traumático, sentimento de culpa, que podem desencadear comportamentos de autoflagelo e ideais suicidas.

É de suma importância que pais e responsáveis fiquem atentos aos alertas vindo da criança ou adolescente muitas vezes expressados em linguagem não-verbal, sinalizações de trauma, comportamentos, perturbações no sono, aumento ou diminuição de apetite, alterações no desempenho e aproveitamento escolar.