EM PAUTA:
Projeto de Lei complementar 02 de 27 Agosto de 2018

Ver. Mauri recebe em Brasília resposta da ANATEL sobre telefonia celular e internet

Visando buscar melhorias para os serviços de telefonia móvel e internet em Chapadão do Céu, inúmeros pedidos de providências já foram protocolados pelos vereadores junto a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, órgão responsável pela fiscalização das empresas de telefonia móvel, fixa e internet.

Com iniciativa da Câmara Municipal em agosto de 2018, foi realizado um abaixo-assinado em Chapadão do Céu, que obteve centenas de assinaturas demonstrando a insatisfação da população que vem sofrendo com os constantes cortes nas ligações de celulares e perda constante do sinal até mesmo em locais próximos da torre de transmissão que fica localizada na Avenida Netuno (centro).

O documento acompanhado de um ofício assinado por todos os vereadores foi entregue na Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, pelos vereadores Mauri Wierrbicki e Luiz Alberto que representaram a Câmara Municipal, em audiência realizada na quinta feira dia 23 de agosto/2018. Conforme matéria divulgada em agosto/2018.

No último dia 16 de janeiro/19, o Vereador Mauri Wierrbicki esteve em Brasília, mais uma vez buscando melhorias nos referidos serviços, onde recebeu uma cópia do ofício nº 024/2018 com a resposta das empresas: CLARO, OI, VIVO E NEXTEL.

Vale ressaltar que devido ao compromisso de abrangência existente, a única operadora com obrigação de atendimento com tecnologia 3G no município é a NEXTEL.

A empresa NEXTEL em nota destacou que o município de Chapadão do Céu conta com a tecnologia 3G, desde 2014, citando que apesar do serviço estar disponível não houve interesse da população, citando que a empresa possui um ponto de atendimento na cidade de Aporé.

A resposta da NEXTEL não condiz com a realidade, pois somente em 2018, em uma reunião na ANATEL a Câmara de Vereadores, recebeu esta informação e apesar das inúmeras ligações e e-mails encaminhados ao Sr. Luciano Stutz - Diretor de Regulamentação da Nextel Brasil, a empresa nunca se manifestou informando por que o serviço 3G não está em funcionamento nem detalhes de como os interessados poderiam adquirir os planos de internet da Nextel.

As empresas CLARO, OI e VIVO reconheceram que os serviços estão sendo prestados de forma insatisfatória, destacando que estão sendo adotadas medidas para melhorar a qualidade do serviço de ligações de voz, quando a internet as empresas possuem apenas a obrigatoriedade de oferecer a tecnologia 2G para transmissão de dados, segundo o edital de licitação da ANATEL.